quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CONSTRUINDO UM MUNDO EM VOLTA 1

No Capítulo LVII, do livro O SEGREDO DO MEU AVÔ, Gabriel liga para a casa de Rodrigo a fim de  informar a turma do resultado de sua pesquisa:

“O telefone tocou.
_ Ô bicho, eu havia me esquecido de comentar. Ontem eu fiquei navegando na internet até quase de cinco horas da manhã. Descobri que essa tal Ex Odum era fabricada por uma cervejaria que existiu em Blumenau entre 1885 e 1912. Quer dizer: nunca houve 'safras' 1924 e 1921!”

Eis, senhoras e senhores, o tal texto consultado por Gabriel na véspera:

"Cervejaria Schlichting, desde 1878

No ano de 1878 os irmãos Ewald e Friedrich Schlichting, imigrantes dinamarqueses oriundos da província de Schleswig Honstein, fundaram na região das Itoupavas, Colônia de Blumenau, a famosa Cervejaria Schlichting.
Artesanal, mas respeitando os mais rigorosos tratados de fabricação de cerveja do Velho Continente, a Cervejaria Schlichting oferecia aos exigentes apreciadores do líquido três qualidades de cerveja: a “ExCelência”, produzidas por leveduras de alta fermentação; a “ExOdum”, de baixa fermentação, mais encorpada; e “ExDoppel”, do tipo Bock.
A Cervejaria Schlichting funcionou até meados de 1912, quando Friedrich faleceu, sem deixar herdeiros."

Continuação do indigitado Capítulo LVII:

"Rodrigo retransmitiu a informação. Eduardo não se conformou:
_ Putz, em vez de facilitar complicou tudo!
_ Muito pelo contrário: nunca ficou tão claro que se trata de uma pista. O problema é saber que tipo de pista é essa... – disse James, desanimado.
O Tio Franz voltava do banheiro naquele instante, tendo lhe perguntado Rodrigo:
_ O senhor lembra de ter bebido alguma vez essa tal cerveja 'Ex Odum'?
_ Não. Aliás, me negaria a beber uma cerveja com nome bíblico...
_ Como assim?
_ Ora, 'exodum' significa 'Êxodo' em Latim, aquele livro do Antigo Testamento..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário