quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ORDEM DA CAVALARIA 2

A Razão do Templo: a Arca da Aliança

O Templum Domini foi edificado para o sagrado propósito de guardar a Arca da Aliança, onde estavam encerradas as Tábuas da Lei, que Deus entregou a Moisés no Monte Sinai. A Arca representaria a aliança, o acordo, o pacto de união entre os reinos do céu e da terra, o trato feito entre Deus e o povo de Israel.


O artesão Bezalel, escolhido pelo próprio Deus, foi quem construiu a Arca, que era de madeira de acácia, media dois côvados[1] e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura[2]; era revestida, por dentro e por fora, com ouro puro; tinha quatro argolas do mesmo metal - duas de cada lado, por onde eram passados dois cabos de madeira de acácia e também revestida de ouro, com as quais era carregada (Êxodo, 37:1-9).


Na Arca foram guardadas as duas tábuas de pedra (Êxodo, 25:16), um vaso contendo maná[3] e a vara de Arão, da qual saíram brotos[4] (Hebreus, 9:4), porém, quando foi colocada no Templo, havia somente as duas Pedras (2 Crônicas, 5:10), visto que os demais objetos haviam sido perdidos ou roubados.


[1] Um côvado correspondente a 45 centímetros, segundo a Bíblia de Estudo Plenitude. São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil: 1995.
[2] Na “Tradução para a Linguagem de Hoje”, as medidas da arca são as seguintes: 1,10m de comprimento, 0,66m de altura e 0,66m de largura.
[3] Êxodo, 16: 31 a 36.
[4] Números, 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário