quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

MERCHANDISING 2

Matéria publicada no jornal online FOLHABLU.com.br:
"Romance policial infanto-juvenil explora o mito dos túneis secretos que cruzam o subsolo de Blumenau
Para escrever um romance policial infanto-juvenil, o advogado Fernando Henrique Becker Silva buscou inspiração numa das mais instigantes e difundidas lendas urbanas de Blumenau, dando conta da existência de túneis secretos que cruzam o subsolo da cidade e de que o Teatro Carlos Gomes teria sido construído para receber Adolf Hitler no Brasil. A obra O Segredo do meu Avô é o quinto livro do autor e explora esse mito, mas também procura incentivar o estudo da história local.
A história é toda ambientada em Blumenau, no início do século 21, trazendo a história do adolescente Eduardo e seu grupo de amigos. Eles se veem envolvidos no roubo de um diário que traria detalhes de um assalto a um joalheiro ocorrido às vésperas da invasão da Polônia, pelo exército alemão, além de trazer pistas sobre o lugar onde as joias estariam escondidas há mais de 60 anos.Para enriquecer o enredo, a contracapa do livro estampa o Jornal Der Urwaldsbote, edição de 31 de agosto de 1939. A reportagem relata que Ahmed Manoug Pamuk, um famoso joalheiro de passagem pela cidade, foi brutalmente assassinado na madrugada de 29 de agosto daquele ano, quando retornava do jantar a ele oferecido no Schützendesellschaft.
Sua preciosa coleção de joias turcas desapareceu misteriosamente do cofre do hotel onde estava hospedado. Vários suspeitos do homicídio foram detidos e interrogados pela polícia, mas nenhuma pista substancial sobre a valiosa bagagem foi descoberta.Uma história que começou a ser desvendada após o livro ser encontrado em um arquivo histórico paulista, no início do século 21.
Nazismo, crimes, enigmas, túneis secretos, perseguições pelas ruas de Blumenau e um tesouro a ser encontrado, dão fôlego a história.
O livro foi impresso em papel reciclado, para dar ênfase à preservação ambiental.
A lenda dos túneis secretos de Blumenau tem sequência na rede, no site www.osegredodomeuavo.com.br. É uma extensão do livro, com muita interatividade.Nele, o internauta tem a chance de contar suas experiências ou o que já ouviu a respeito do mito dos túneis. Pode ainda se situar na história e na cidade por meio de mapas; ver fotos dos principais pontos históricos mencionados no livro; deixar seu recado e ler outros textos do autor; sugerir enredos para um novo livro envolvendo a trupe de Eduardo, além de desvendar o mistério lançado no final do livro.
Com 30 anos, Fernando Henrique Becker Silva, é catarinense de Nossa Senhora do Desterro, mas reside em Blumenau desde 1991. É advogado e professor universitário. O Segredo do meu Avô é seu quinto livro – o terceiro romance. Outras obras: Fraternidade (2002), Zur Friedenspalme (2005), Carapanár e o Povo sem Sono (2006) e O Aprendiz de Cavaleiro (2006)."
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário