quarta-feira, 23 de junho de 2010

OSNI DE MEDEIROS RÉGIS (continuação)

Filho de Clarimundo Régis e de D. Júlia de Medeiros Régis, OSNI DE MEDEIROS RÉGIS nasceu em 1.º de dezembro de 1917, em Florianópolis, Santa Catarina.

A mãe Julia de Medeiros havia sido casada com o Cel. Pedro Demoro (que dá nome a uma importante rua no bairro Estreito, em Florianópolis). Viúva, casou-se com o feitor de estradas Clarimundo Régis (que, por sua vez, vinha da união com D. Maria Swalb), com quem teve outros três filhos, Jacy Régis, Osni de Medeiros Régis e Nery de Medeiros Régis.

Nascido e criado no Estreito, onde fez os estudos primários, Osni concluiu o curso ginasial no Colégio Catarinense, no ano de 1935.

Em 1943, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Catarina. Formado, mudou-se para a cidade de Lages a convite de Vidal Ramos Júnior, para ser professor e diretor do Instituto de Educação de Lages, quando ingressou na política através do PSD.

No pleito municipal de 03 de outubro de 1950, foi eleito o décimo quinto Prefeito do Município de Lages, pelo Partido Social Democrático (PSD), tomando posse em 31 de janeiro do ano seguinte, tomando o assento do Sr. Vidal Ramos Júnior.

Segundo Licurgo Costa (in O continente das Lagens: sua história e influência no sertão da terra firme. v.4. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1982), a boa administração no Paço Municipal credenciou Osni Régis a concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa na eleição de 03 de outubro de 1954.

Eleito deputado estadual, Régis encaminhou à Câmara de Vereadores, a 21 de dezembro de 1954, o pedido de renúncia do cargo de chefe do Poder Executivo nas eleições daquele ano, sendo substituído pelo correligionário Valdo da Costa Ávila.

O diploma do Deputado Osni de Medeiros Régis foi apresentado no dia 28 de fevereiro de 1955 e julgado de acordo, pelo Presidente eventual, Deputado Antônio Palma, na mesma data, quando tomou posse.

Na capital do Estado, passou a integrar o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, por quem publicou as obras “Classe social e poder” (1955) e “Aspectos demográficos do trabalho” (1960).

Em 1959, foi reeleito Deputado Estadual, ainda pelo PSD, à 4ª Legislatura (1959 – 1963).

O Diploma do Deputado Osni de Medeiros Régis, foi apresentado no dia 1º de fevereiro de 1959 e julgado de acordo, desta vez pelo Presidente Deputado Francisco Canziani, oportunidade em que tomou posse.

Foi Secretário de Estado da Viação e Obras Públicas.

Em 17 de janeiro de 1962, assumiu a Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, durante o governo do também lageano Celso Ramos (1961-1966).

Na eleição de 07 de outubro de 1962, elegeu-se Deputado Federal pela primeira vez, pelo PSD, com 23.023 votos.

Na eleição de 15 de novembro de 1966, foi reeleito Deputado Federal, agora pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA, com a votação de 22.306.

Quatro anos mais tarde, em 1970, foi eleito suplente de Deputado Federal com 23.611 votos.

Casado em duas núpcias. Em segundas núpcias com Maria Helena Camargo Régis, havendo descendência de ambos os matrimônios.

Faleceu em 25 de janeiro de 1991.

Em 30 de abril do mesmo ano, recebeu o honroso título de Professor Emérito post mortem da Universidade Federal de Santa Catarina.

No ano de 1999, foi postumamente agraciado com o Prêmio “Educador Elpídio Barbosa”, outorgado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, destinado àqueles que se destacaram no desenvolvimento do ensino no âmbito estadual.

Tamanho o prestígio e o reconhecimento por sua cultura, que o ex-deputado Osni de Medeiros Régis dá nome, ainda, a uma rua no seu querido bairro Estreito, a escolas, bibliotecas e fundações.

Um comentário: