quarta-feira, 23 de junho de 2010

Notícia: TÚNEIS SECRETOS, A LENDA URBANA BLUMENAUENSE

Entrevista publicada na Revista O CENTRO, de Blumenau, ed. jun/2010


Entrevista com o advogado e escritor Fernando Henrique Becker Silva



TÚNEIS SECRETOS, A LENDA URBANA BLUMENAUENSE

Há muito tempo circulam, em Blumenau, boatos em torno de supostos caminhos subterrâneos feitos quando da construção do Teatro Carlo Gomes. Reza a lenda que túneis ligavam vários pontos da cidade, sendo que alguns deles existiriam até os dias de hoje. Fernando Henrique Becker Silva, 31 anos, advogado e professor universitário, abordou o tema no romance policial intitulado “O segredo de meu avô”.

ROC- A pergunta que não quer calar: os supostos túneis existem?

Fernando: Se existem ou não, eu não sei. O que sei é que existe a lenda! Todos os túneis que descrevo no livro são fictícios, porém suas localizações no romance são baseadas em relatos de pessoas e na lenda em si. Depois que o livro foi publicado, vários leitores vieram me relatar de suas experiências nos túneis.

ROC: Como e quando essa lenda chegou até você?

Fernando: Sou natural de Florianópolis e vim morar em Blumenau no início da década de 1990. Já no primeiro ano aqui na cidade, tomei conhecimento da lenda dos túneis secretos através dos colegas de escola, o que me deixou fascinado. Foi quando surgiu a idéia de escrever o livro. Até hoje esta lenda passa de boca em boca nos corredores escolares de Blumenau.

ROC: Onde se localizam os supostos túneis?

Fernando: A lenda mais antiga traz que um túnel interligaria os colégios Sagrada Família e Bom Jesus, além do Pedro II. Dizem também que outros túneis partem do Teatro Carlos Gomes, que teria sido construído para receber Hitler.

ROC: Existem várias histórias em torno dos túneis. Você pode relatar uma delas?

Fernando: Um leitora contou, através do site (www.osegredodomeuavo.com.br), que estudava no Colégio Sagrada Família nas décadas de 1950-60 e um dia ela e suas amigas fizeram uma armadilha na entrada daquilo que suspeitavam ser o túnel. Resultado: fisgaram o padre, que usava o túnel para entrar no colégio, todas as manhãs, para celebrar a missa das cinco!

ROC: É possível que com as enchentes que aconteceram em Blumenau, os túneis tenham inundado?

Fernando: As pessoas que defendem que os túneis não existem alegam que eles são, na verdade, galerias para escoamento da água da chuva. Desta forma, os “túneis” encheriam de água toda vez que chovesse mais forte. Alguns túneis descritos no meu livro são cheios de lama.

ROC: O livro chama atenção por trazer uma história particularmente blumenauense. No seu olhar, qual tem sido a repercussão dele?

Fernando: Os leitores blumenauenses, jovens e adultos, têm se identificado com o livro porque a lenda faz parte do patrimônio cultural da cidade há décadas. Por se tratar de um assunto tão instigante, a repercussão do livro tem sido ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário